top of page
Adri de Oliveira

COMO O AUTOCUIDADO PODE LHE AJUDAR

Atualizado: 23 de mai. de 2023


ree

Autocuidado significa cuidar de si mesmo, buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia ao seu estilo de vida, evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.

Deve-se estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar mental, físico, emocional e espiritual.

Uma maior qualidade de vida reduz o sofrimento psíquico e o adoecimento físico, levando a redução dos gastos com saúde e aumentando a sensação de bem-estar.

Agora pense... o que realmente é preciso para ficar bem no dia a dia?

Pense na sua rotina e o quanto ela cumpre os seus objetivos e desejos. Coloque na balança: o que te impede de atingir os seus objetivos e como você tem utilizado o seu tempo. Há tempo no seu dia para você exercer, de alguma forma, o autocuidado? Você está disposto a abrir mão de algo?

Mudar os hábitos de vida não é uma tarefa fácil, procure escrever uma lista com tudo que deseja fazer em uma ordem de prioridade e aí seguir um passo de cada vez.

Quando entendemos que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima, a autoconfiança e nosso poder de tomada de decisão, entendemos também que se trata de uma forma de praticar o amor próprio, sendo assim, é fundamental desacelerar e prestar atenção ao que nosso corpo nos está dizendo, colocando alguns hábitos de autocuidado em prática.


1 – Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para entender por que agimos e reagimos de uma determinada forma, para reconhecermos nossas qualidades e pontos que precisamos melhorar, pois dessa forma podemos entender que somos capazes de lidar com as dificuldades diárias de uma forma muito melhor do que havíamos imaginado. Com a ajuda do autoconhecimento, é possível ter consciência das próprias condições e, dessa forma, buscar o tratamento mais adequado para qualquer problema e enfermidade, com o devido acompanhamento médico e psicológico.

2 - Sono

O sono não é um mero detalhe da rotina, para ter uma saúde plena e completa, é fundamental dar um pouco mais de atenção à rotina do sono. O descanso tem um efeito importante na saúde e a falta dele pode causar problemas graves, desde pressão alta até ansiedade. O primeiro passo é investir na higiene do sono, um conjunto de hábitos que proporcionam um sono melhor e restaurador. É necessário criar um ambiente calmo e livre de distrações (como televisão, computador e celular); evitar refeições pesadas antes de dormir; e não ingerir café, álcool e outras bebidas estimulantes à noite.

3 – Alimentação

É importante manter hábitos saudáveis, seguir uma boa qualidade nutricional. Uma boa alimentação, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, é capaz de trazer tantos benefícios para a saúde quanto à prática regular de exercícios físicos. Por isso, comer bem é mais do que uma forma de manter o peso em dia - é praticamente a base de toda a nossa vida.

4 – Exercícios Físicos

Exercícios físicos são um poderoso antídoto para muitos problemas de saúde. Alguns minutos por dia já são suficientes para fazer a diferença. Estar em movimento melhora o humor, diminui o estresse, melhora a ansiedade, previne algumas doenças cardiovasculares e até melhora o sono.

5 – Vida Social

Tenha uma vida social tranquila, vivendo em harmonia com as pessoas. Nenhum ser humano vive sozinho, então ter um sistema de apoio de pessoas queridas próximas também traz benefícios para a saúde mental. Se divertir, trocar informações e conversar com os amigos e familiares também é autocuidado. Reserve um momento para cultivar laços e amizades. Essa conexão afasta a solidão, aumenta a confiança e também o senso de propósito, nos ajudando a enxergar o mundo sob outras e novas perspectivas.

6 – Lazer

Faça ou pratique algo que você gosta, seja ler um livro, assistir um filme, passear, dançar, ouvir música, conversar, jogar baralho... A vida vai muito além das rotinas e obrigações e, por isso, é importante valorizar momentos consigo mesmo.

7 – Paz e Equilíbrio

Invista em atividades terapêuticas que ajudam a relaxar o corpo e a mente. Vivemos, muitas vezes, sob o efeito constante do estresse, que pode prejudicar a saúde de muitas formas. Por isso, é importante encontrar um tempo livre para meditar, ficar em silêncio e praticar alguma atividade ao ar livre.

8 – Psicoterapia

Procure um psicoterapeuta, essa ajuda profissional pode fazer com que você compreenda melhor a si mesmo, ajude a resolver conflitos, trate problemas psicológicos, como ansiedade e depressão e, consequentemente, ter uma vida com mais qualidade e saúde mental.


O autocuidado é complexo e não se limita à dedicação exclusiva ao nosso corpo ou aos nossos sentimentos. É preciso trabalhar para que o mental, físico, emocional e social estejam sempre em harmonia.


Adriana de Ôliveira

Psicóloga

Jobs & Saúde Mental

 
 
 

Comentários


Contatos:

WhatsApp/ Celular: (11) 99388-8018

contato@psiadrideoliveira.com

Adri de Oliveira

CNPJ 51.398.350/0001-99

Rua Palmar, 114, sala 01 - Edifício Lavoro - Centro, Ribeirão Pires - SP, 09400-360

 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

©2023 por Adri de Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page