POR QUE O SAPO NÃO PULA?
- jobssaudemental
- 6 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar...
De acordo com o mito, se você colocar um sapo na água fervendo, ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido.
Já viu alguém parecido? Mas porque o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Podemos imaginar seus pensamentos, enquanto a água está esquentando, e verificar o que se passa em sua cabeça... 28 Graus - Hum que água gostosa... 32 Graus - è... A água está gostosa... 36 Graus - Esta água está esquentando? Bobagem! Porque a água iria esquentar? Deve ser impressão minha. 38 Graus - Estou ficando com calor...
39 Graus - Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar um pouco. 40 Graus - Esta quente! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco. 42 Graus - Vou falar com o Supervisor das águas, está muito quente! 43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma atitude? 44 Graus - Mas este Supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água esta super quente? Vou esperar mais um pouco... 45 Graus - Se ninguém fizer nada eu volto fazer um escândalo... Aiii que calor! 46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças... 48 Graus - "Sapo morto”
O pensamento do sapo ilustra o processo de mudança no ambiente (externo ou interno das pessoas) e como elas reagem (seja por procrastinação; acomodação; esperança; ilusão; enfim), é mais fácil acreditar que as coisas irão melhorar por si só, mas não é bem assim... No mundo de hoje em que as mudanças bruscas de "temperatura" são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo pode adoecer, perder as oportunidades de mudar, evoluir e crescer.
Adriana de Ôliveira
Psicóloga
Jobs & Saúde Mental
Comentários